O objetivo da Accordous é te ajudar na gestão de aluguéis desde a fase de pré contrato até o gerenciamento, para isso dispomos de alguns serviços para te auxiliar nessa fase de gerenciamento dos pagamentos, recuperação de dívidas e etc, e um deles é a negativação serasa.
O que é a Negativação SERASA?
O serviço de negativação SERASA é mais uma opção para conseguir recuperar cobranças em aberto pelos seus inquilinos. A negativação pode ser solicitada quando existe uma dívida ativa no CPF ou no CNPJ, ou seja, quando há inadimplência dos pagamentos, visando a proteção do contrato é permitido ao locador negativar o nome do locatário que não tiver pago seu aluguel.
Quais os requisitos para você solicitar uma Negativação SERASA?
Para que você consiga negativar um devedor pelo Serasa, é necessário que:
- Você esteja com o cadastro e boleto automatizado ativos no sistema;
- O contrato origem do boleto, que levará a negativação a ser realizada, esteja cadastrado no sistema;
- Seja Pessoa Jurídica, com exceções de Associações e ONGs;
- A respectiva cobrança na qual deseja ser negativada, precisa estar vencida há mais de 5 dias.
Importante: É necessário que todos os pré-requisitos acima sejam cumpridos para possibilitar ao nosso sistema a execução da negativação com o Serasa através da integração com o ASAAS. Somente a partir do cumprimento desses pré-requisitos, será iniciado o processo para a negativação do seu cliente devedor.
Uma vez que você tenha todos os pré-requisitos listados acima, para realizar a solicitação da negativação do seu cliente devedor basta entrar em contato com nosso suporte e o nosso time orientará o passo passo para efetivação e aquisição desse serviço.
Valor de aquisição do serviço: Negativação SERASA | R$ 19,90
Após a solicitação da negativação do seu cliente devedor, o envio dos documentos e o pagamento da taxa, a negativação passará por uma análise interna que pode demorar até 2 dias úteis, após essa etapa é enviado uma cobrança ao Serasa que cobrará seu pagador por uma carta, com o boleto emitido que está vencido.
O prazo para pagamento varia de acordo com o estado (a contar da data que consta na carta), sendo:
- Mato Grosso: 45 dias;
- São Paulo e Pernambuco: 20 dias
- Piauí: 15 dias
- Demais estados: 10 dias.
Caso o devedor ainda assim não cumpra com sua parte, aí então será negativado pelo Serasa.
Caso o devedor não receba a carta, estará disponível para qualquer momento para o pagador acessar o link da fatura no sistema, gerar um novo boleto e então efetuar o pagamento.
Após o cumprimento dessa etapa, a negativação é cancelada em até 2 dias úteis.
Ainda com dúvida? Procure outros tutoriais em nossa Central de Conhecimento ou entre em contato com nossa equipe de suporte!